sábado, 15 de janeiro de 2011

Um drama chamado Anorexia.

Bom gente, não é só de MODA, GOSSIP, CULTURA e BELEZA que o blá é feito! O Blá também é SAÚDE, por isso vamos abordar aqui  sempre algum tema relacionado à saúde, afinal a saúde é a coisa mais valiosa que nós temos e sem ela, não somos capazes de fazer nada, não é mesmo?
Para começarmos, vou falar de uma doença, que muitos confudem com "frescura" ou "mania" e não é por aí não, trata-se uma doença muito triste, ligada principalmente ao emocional e pode levar a morte! Estou falando do drama chamado ANOREXIA.
Cada dia que passa, o número de anoréxicos e anoréxicas vem crescendo mais. Muitas pessoas tem a doença e nem se dão conta disso, sabiam? Outros já sabem e mesmo assim não procuram ajuda muito menos tratamento, sentem vergonha e até medo!
A falta de amor, compreensão, carinho e informação dos parentes e amigos mais próximos nessa hora, só tendem a piorar ainda mais o quadro clínico que o doente se encontra!

A anorexia não é uma mania gente, nem um comportamento:  é uma doença e tem que ser tratada. O amor e a compreensão da família nesse momento são essenciais!

Histórico:

Etimologicamente, o termo anorexia deriva do grego “an”, deficiência ou ausência de, e “orexis”, apetite. A anorexia nervosa já era um transtorno conhecido em épocas antigas.Durante a Idade Média, as práticas de jejum foram compreendidas como estados de possessão demoníaca ou milagres divinos. Bell, em 1985, relata o comportamento anoréxico realizado por 260 santas italianas aparentemente em resposta à estrutura patriarcal a qual estavam submetidas, e conhecido como “anorexia sagrada”. Também na idade media se descreve a vida de algumas santas como Lidwina (Lydwine) de Shiedam, uma santa do século XIV que viveu na Holanda; ou a santa Wilgefortis, filha do rei de  Portugal, que jejuou e rezou à Deus pedindo que ele tirasse a sua beleza, para desta forma afastar atenção dos homens. Esta santa foi adotada em alguns paises da Europa como santa patrona daquelas mulheres que desejavam ver-se livres da atenção masculina.A mais famosa anoréxica da história é Santa Caterina de Siena (1347), que aos 7 anos começou a recusar os alimentos, e na adolescência só se alimentava de pão e ervas. Ingressou na ordem das Dominicanas e foi conselheira do Papa Gregório IX em Avignon. Ao perceber que suas tentativas de unificação do papado não deram resultado, se sentiu fracassada. Após este acontecimento deixou de alimentar-se e morreu. No século IX em Avicena, o príncipe Hamadham estava morrendo por não se alimentar, vitima de uma imensa melancolia. Esta é a primeira referencia de uma anoréxico em um contexto médico, ainda que proveniente de um quadro depressivo. 


Santa Caterina de Siena   Santa Wilgefortis   e Santa Lidwina de Shiedam 

Em 1694, Morton descreveu a "extenuação nervosa",  considerando-se  esta a primeira descrição clinica do transtorno. Mas foi William Gull quem utilizou pela primeira vez a expressão "anorexia nervosa" em uma conferencia dada em Oxford (Gull 1874):  "forma peculiar de doença que afeta principalmente mulheres jovens e caracteriza-se por emagrecimento extremo” cuja “falta de apetite é decorrente de um estado mental mórbido e não a qualquer disfunção gástrica". Gull descartou a possibilidade que uma enfermidade orgânica justificasse a anorexia.Na mesma época e de maneira quase simultânea, se produziu a descrição da doença por Laségue (1873), qualificando-a de inanição histérica e considerando-a, da mesma forma que Gull, uma doença psicogêna (Toro,1996). No final do  século  XIX, em 1893, Freud descreveu um caso de anorexia tratado com hipnose, um ano mais tarde descreveu a doença como uma psiconeurose de defesa, ou neurose da alimentação com melancolia . No começo do século  XX,  a anorexia  começa a ser tratada sobre um ponto de vista endocrinológico, assim em 1914 Simonds um patologista alemão, descreveu um paciente caquética, a quem, ao fazer-lhe  autopsia encontrou uma destruição pituitária e durante os 30 anos seguintes, reinou a confusão entre insuficiência pituitária (doença de Simonds) e anorexia nervosa. A partir dos anos 30, a anorexia passa a ser estudada principalmente sobre o ponto de vista psicológico, deixando no esquecimento as antigas discussões sobre a origem endócrino ou psicológica do transtorno.  
Russel em 1970 e 1977 tenta mostrar a relação entre as teorias biológicas da origem da doença com as psicológicas e sociológicas, e chegou as seguintes conclusões:
  • O transtorno psíquico provoca a diminuição da ingestão de alimentos e a perda de peso
  • A perda de peso é a causa do transtorno endócrino
  • A desnutrição piora o transtorno psíquico
  • O transtorno psíquico também pode agravar de maneira direta a função hipotalamica e produzir amenorréia
  • É provável que exista uma relação entre um transtorno do controle do hipotálamo na ingestão e na recusa da alimentação, característico da anorexia
  • O transtorno hipotalamico poderia alterar as funções psíquicas, gerando atitudes anômalas frente ao alimento, imagem corporal e sexualidade.
                                     
Provavelmente a mais antiga representação de anorexia nervosa (1874). A paciente aparece retratada antes e depois da cura.

A Anorexia é uma doença caracterizada por uma perda voluntária de peso, motivada por um desejo patológico de emagrecer aliada a um medo intenso de engordar.  
A perda de peso é conseguida através dos mais diferentes comportamentos:
  • Redução da alimentação, especialmente com relação aos alimentos que contem um maior numero de calorias.
  • Exercício físicos intensos
  • Utilização de medicamentos anorexigênos (redutores do apetite)e/ou laxantes, e/ou diuréticos.
Desta forma, se produz uma desnutrição progressiva, aliada a transtornos físicos e mentais que podem ser muito graves, inclusive levando a morte, como já falei no começo!

Sinais que podem indicar a presença da Anorexia:

Sinais Físicos :
  • Inicia restrições alimentares
  • Perda importante de peso, não justificada
  • Frio excessivo
  • Sono excessivo
  • Lanugo (o corpo fica coberto com uma penugem fina)
  • Amenorréia (falta de menstruação) pelo menos 3 ciclos
  • Queda de cabelo  
  • Consumo elevado de alimentos ricos em vitamina A e caroteno, como cenoura, confere à pele de alguns portadores de Anorexia coloração amarelada.
Alterações Comportamentais :
  • Mudanças bruscas de humor (irritabilidade, agressividade, impulsividade). Também pode passar por momentos de muita tristeza, apresentando sentimentos de culpa e baixa auto-estima
  • Desculpas para não comer em casa  
  • Podem utilizar laxantes, diuréticos, e/ou qualquer erva ou “medicamento” que favoreça ou “prometa” o emagrecimento.
  • Desejo claro de perder peso. Tanto estando dentro da faixa de peso normal para a idade/altura, quanto estando abaixo desta.Este desejo se mantém até mesmo quando estão extremamente magras.
  • Alimenta-se sozinha  
  • Preocupação exagerada com o conteúdo calórico dos alimentos e por dietas. Podem “vigiar” a preparação dos alimentos
  • A principio evitam determinados alimentos: doces, pães, batatas, arroz, frituras, etc.Posteriormente passam a eliminar da sua dieta um numero cada vez maior de alimentos, até chegar a se alimentar única e exclusivamente de verduras ou frutas ( e cada vez em menores quantidades). Podem consumir somente alimentos light. E inclusive a viver somente de líquidos
  • Aumento de interesse pela imagem e/ou peso.Se queixam com freqüência sobre o seu peso: “estou gorda”. E aparência física.
  • Aumento no controle do peso, se pesam constantemente, inclusive varias vezes ao dia.
  • Comparam-se constantemente com modelos e/ou outras figuras de admiração
  • Isolamento social e/ou familiar
  • Aumento da atividade física. Os exercícios exagerados são realizados com a finalidade  de perder peso, podem desejar ir caminhando para todos os lugares,caminhando assim varias horas. Evitam os elevadores e usam as escadas, passam horas na academia, correm, etc.
  • Fracionam a comida, deixando restos no prato.Também podem "brincam" com a comida antes de leva-la ate a boca
  • Mentem sobre ter ou não comido, podem “esconder” a comida e depois joga-la fora.
  • Podem apresentar uma obsessão com os estudos, dedicando-se várias e várias horas
  • Insônia
"Hunger is the best cook": "A fome é boa cozinheira". Provérbio Inglês
  • Obsessão pela comida e ligação com  a cozinha, constantemente fala sobre dietas e sobre a quantidade de calorias dos alimentos. Muitas vezes gosta de cozinhar para a família, pode colecionar receitas e gosta de controlar a comida que existe em casa, fazendo listas de compras, ou, comprando os alimentos. Podem preparar pratos saborosos e elaborados para a família. Porem, elas mesmas nunca os comerão.
  • Podem começar a apresentar problemas de relacionamento com outros membros da família. Especialmente a figura materna (ligada à alimentação).
  • Sofrem de sentimentos de culpa após terem comido
  • Podem vomitar após se alimentarem.
  • Freqüentemente se vestem com roupas largas e sobrepostas, cuja função a principio é dissimular os supostos defeitos físicos (quadris largos, abdômen, etc.).Posteriormente sua função passa a ser a dissimulação da magreza extrema. Tem dificuldade em se vestir e escolher roupas, sempre buscando esconder o seu corpo cada vez mais magro, sob camadas de roupas, ex: calças de moletom, embaixo das calças jeans.
  • Alguns se tornam ritualistas: sempre ocupando o mesmo lugar na mesa, os pratos também devem estar arrumados de uma maneira simétrica, assim como os copos e talheres.  
  • Se recusam a comer em quantidades normais apesar dos riscos, recomendações, ordens e/ou ameaças familiares e inclusive médicas.
"Este desejo, este desejo infantil, tinha crescido assim forte dentro dele: encontrar a paz, destruindo seu corpo." - Herman Hesse, Siddhartha.
 
Como se trata?
 
O tratamento deve ser realizado por uma equipe multidisciplinar formada por psiquiatra, psicólogo, pediatra, clínico e nutricionista, em função da complexa interação de problemas emocionais e fisiológicos nos transtornos alimentares.
Quando for diagnosticada a anorexia nervosa, o médico deve avaliar se o paciente está em risco iminente de vida, requerendo, portanto, hospitalização.
O objetivo primordial do tratamento é a recuperação do peso corporal através de uma reeducação alimentar com apoio psicológico. Em geral, é necessário alguma forma de psicoterapia para ajudar o paciente a lidar com sua doença e com as questões emocionais subjacentes.
Psicoterapia individual, terapia ou orientação familiar, terapia cognitivo-comportamental (uma psicoterapia que ensina os pacientes a modificarem pensamentos e comportamentos anormais) são, em geral, muito produtivas.
Para o quadro de anorexia nervosa não há medicação específica indicada. O uso de antidepressivos pode ser eficaz se houver persistência de sintomas de depressão após a recuperação do peso corporal.
O tratamento da anorexia nervosa costuma ser demorado e difícil. O paciente deve permanecer em acompanhamento após melhora dos sintomas para prevenir recaídas.

Como se previne?
 
Uma diminuição da pressão cultural e familiar com relação à valorização de aspectos físicos, forma corporal e beleza pode eventualmente reduzir a incidência desses quadros. É fundamental fornecer informações a respeito dos riscos dos regimes rigorosos para obtenção de uma silhueta "ideal", pois eles têm um papel decisivo no desencadeamento dos transtornos alimentares.
Em 90% dos casos, acomete mulheres adolescentes e adultas jovens, na faixa de 12 a 23 anos. É uma doença com riscos clínicos, podendo levar à morte por desnutrição. 90% dos casos ocorem com mulheres.
Nos últimos anos, observa-se que há um número crescente de pessoas que apresentam transtornos no comportamento alimentar. Este aumento de incidência está relacionado à importância que se atribui à imagem corporal nos países desenvolvidos e às mudanças observadas nos padrões alimentares da população em geral.
 
Vítimas da anorexia:

Algumas das fotos a seguir estão diponíveis em milhares de sites pelo mundo afora. Muitas são utilizadas por especilaistas (nutricionistas, psicólogos, psiquiatra e professores), na tentativa de inibir o avanço da anorexia.

Confiram algumas vítimas da doença...

 Em 1997 a Princesa Vitória da Suécia, admitiu publicamente que sofria de anorexia nervosa e que estava a receber tratamento médico para o problema.

 Karen Carpenter, morreu aos 32 anos e sua morte foi causada pela falência crônica do coração, devido a anorexia nervosa em 04 de fevereiro de 1983. O grupo The Carpenters ganhou 8 álbuns de Ouro, 5 de Platina. Teve seu auge nas décadas de 70 e 80.


                                      Caroline Louise, princesa de Mônaco sofreu esse drama...

                         Victoria Beckham também confessou já ter tido o distúrbio alimentar ...


 
                                          Nossa querida Diana também ....


           Fotos de duas modelos com anorexia, ambas num estágio da doença já bem avançado...

                                       

Vocês viram o ponto que a pessoa chega? E ela se olha no espelho e ainda se acha obesa, é tão triste e real !
Quanto antes você descobrir a anorexia, as chances de tratamento e zero sequelas são grandes, só depende de você!
xoxo
Amanda

Fontes:




Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...